segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Futebol


   Ah, o futebol! Que coisa inexplicável, cada olhar apaixonado, os olhares fixo no gramado,olhar apreensivo, se o time não vai bem, olhos furiosos e sobra para mãe do juiz. Não se pode explicar paixão a gente só sente, e paixão pelo futebol é muito mais complexa que qualquer outro tipo de paixão: deixamos coisas de lado por causa do futebol, faltamos ao trabalho, deixamos mulheres e filhos só por 90min de incerteza se iremos sair felizes ou tristes. Se seu time ganha e é campeão, não tem como caber dentro de si, a felicidade nos irradia e a alegria toma conta de toda uma nação. Se perde, cabe a nós procurar justificativas, xingar e extravasar pra tentar amenizar a dor da derrota, que não se é esquecida por que tem sempre um engraçadinho torcedor do time adversário que faz questão de recordar.
   E tem a velha e sagrada pelada, onde damos caneladas, muitas risadas e não pode faltar
a gelada. Ah o futebol, chôva ou faça sol, o estádio no final de semana e - porque não no
meio da semana - é o nosso destino com os amigos e parentes confraternizando e
fazendo novas amizades, com pessoas que sentam na mesma região do estádio que vc
costuma sentar. Lá damos uma de comentarista, treinador e até de jogador, chutando
bola imaginária no momento que a verdadeira sobra na pequena área e você, junto com
o movimento, grita “chuta”!
   No estádio de futebol esquecemos quem somos, o que somos, se somos ricos ou
pobres, negros ou brancos. Abraçamos pessoas que nunca vimos na vida, às vezes
consolando, outras, sendo consolados. Um abraço de alegria com o sorriso estampado,
batendo no peito, tirando a camisa sem se importar com a estética.
No estádio de futebol somos  o que somos e quem sente essa louca paixão  sabe que
não tem como mudar o seu time de coração – você o leva até morrer.
Futebol é sorte... De quem sabe apreciar essa infinita paixão.

Hércules Bressy