Ah,
o futebol! Que coisa inexplicável, cada olhar apaixonado, os olhares fixo no
gramado,olhar apreensivo, se o time não vai bem, olhos furiosos e sobra para
mãe do juiz. Não se pode explicar paixão a gente só sente, e paixão pelo
futebol é muito mais complexa que qualquer outro tipo de paixão: deixamos
coisas de lado por causa do futebol, faltamos ao trabalho, deixamos mulheres e
filhos só por 90min de incerteza se iremos sair felizes ou tristes. Se seu time
ganha e é campeão, não tem como caber dentro de si, a felicidade nos irradia e
a alegria toma conta de toda uma nação. Se perde, cabe a nós procurar
justificativas, xingar e extravasar pra tentar amenizar a dor da derrota, que
não se é esquecida por que tem sempre um engraçadinho torcedor do time adversário
que faz questão de recordar.
E
tem a velha e sagrada pelada, onde damos caneladas, muitas risadas e não pode
faltar
a
gelada. Ah o futebol, chôva ou faça sol, o estádio no final de semana e -
porque não no
meio
da semana - é o nosso destino com os amigos e parentes confraternizando e
fazendo
novas amizades, com pessoas que sentam na mesma região do estádio que vc
costuma
sentar. Lá damos uma de comentarista, treinador e até de jogador, chutando
bola
imaginária no momento que a verdadeira sobra na pequena área e você, junto com
o
movimento, grita “chuta”!
No
estádio de futebol esquecemos quem somos, o que somos, se somos ricos ou
pobres,
negros ou brancos. Abraçamos pessoas que nunca vimos na vida, às vezes
consolando,
outras, sendo consolados. Um abraço de alegria com o sorriso estampado,
batendo
no peito, tirando a camisa sem se importar com a estética.
No
estádio de futebol somos o que somos e
quem sente essa louca paixão sabe que
não
tem como mudar o seu time de coração – você o leva até morrer.
Futebol
é sorte... De quem sabe apreciar essa infinita paixão.
Hércules
Bressy
